Um Inverno sem frio nem desperdício de energia

Nesta altura do ano, pode ser desafiante manter a casa quentinha, sem desperdiçar energia nem ter um consumo energético elevado. No entanto, existem algumas estratégias que podemos aplicar, de forma simples e rápida, para nos ajudar nesta tarefa, e é disso que falei no segundo episódio do podcast Plantando Escolhas


Ver o episódio no Youtube:


Abaixo deixo-vos um pequeno resumo daquilo que falei no podcast (podem ouvir o episódio completo no Youtube ou através das plataformas de podcast que costumam utilizar).

Porque é que é importante poupar energia?

Para além de nos ajudar a poupar ao final do mês, poupar energia ajuda-nos a contribuir para a redução das emissões de gases de efeito de estufa. O setor energético está associado a cerca de 70% das emissões globais, e cerca de 11% corresponde ao uso de energia em edifícios residenciais. Para além de poupar energia, é fundamental fazer a transição para fontes renováveis, como solar, eólica ou geotérmica.

Como poupar energia na climatização da nossa casa?

Para além de fazermos uso das fontes de energia renováveis gratuitas (por exemplo usar a luz solar para aquecer a nossa casa, deixando os estores abertos durante o dia e fechando-os ao anoitecer), podemos distribuir têxteis pela casa, isolar melhor portas e janelas e abrir o forno depois de utilizado. Podem ouvir mais estratégias ao longo do episódio :)

Que apoios existem para ajudar a tornar as casas mais eficientes energeticamente?

O Vale Eficiência, lançado em novembro de 2023, tem o objetivo de entregar 100 mil vales a famílias economicamente vulneráveis que vivam em edifícios em situação de pobreza energética.

O Fundo Ambiental, cuja edição de 2023 já fechou, mas esperemos que não demore muito a que a de 2024 seja anunciada, dá apoio para a melhoria da eficiência energética das casas e edifícios


Ouvir o episódio:

Se ouvem podcasts noutra plataforma, procurem por lá, que é possível o Plantando Escolhas também lá estar :)


Esta temporada é apoiada pelo Lidl, que aplica muitas práticas para a sustentabilidade social e ambiental, e das quais vos vou falando ao longo dos episódios. Neste, falamos das estratégias para redução das emissões de gases de efeito de estufa e do facto de, no Lidl, toda a energia utilizada para alimentar as lojas, entrepostos e sede ser proveniente de fontes renováveis.

Rita TapadinhasComentário