Como ter um Natal mais económico e sustentável

O Natal é, sem dúvida, uma das minhas alturas do ano preferidas, mas também uma época de muito consumo e desperdício. Tudo isto leva a uma maior pegada ambiental e maiores despesas, por isso trago este artigo (associado ao episódio 1 do podcast Plantando Escolhas) com sugestões para um Natal mais consciente, económico e sustentável


Ver o episódio no Youtube:


Abaixo deixo-vos um pequeno resumo daquilo que falei no podcast (podem ouvir o episódio completo no Youtube ou através das plataformas de podcast).

Decoração

A regra de ouro deverá ser sempre reutilizar aquilo que já existe. Para isso, podemos usar as decorações de anos anteriores, ou trocar com familiares ou amigos. Para além disso, há muitas decorações giras que podemos fazer com materiais reutilizados, como rolhas de cortiça, revistas ou pedaços de cartão (no episódio dou algumas ideias).

Relativamente às luzes, eu sou um bocadinho Grinch (não uso), mas podem optar por luzes solares (que carregam com a luz do sol), à venda no Lidl, ou LED.

Presentes

Tendo em conta os recursos limitados do planeta, oferecer presentes desnecessários é um grande desperdício de recursos. Por isto, normalmente gosto de oferecer presentes úteis, como alimentos ou produtos de cuidado pessoal, ou então presentes que possam incentivar a pessoa a adotar um estilo de vida mais sustentável (como objetos reutilizáveis), que possam ajudar alguém (como doações em nome da pessoa a quem estou a oferecer o presente), experiências ou livros. No episódio dei algumas sugestões concretas.

Ceia

Considerando que o desperdício alimentar é responsável por entre 8 a 10% das emissões globais de gases de efeito de estufa, faz ainda mais sentido fazer um esforço para não desperdiçar nada. Entre planear bem as quantidades e distribuir as sobras por todos os convidados, já é possível reduzir muito o desperdício. Para além disto, incluir alimentos da época, ingredientes certificados e opções de base vegetal são boas estratégias.


Ouvir o episódio:

Se ouvem podcasts noutra plataforma, procurem por lá, que é possível o Plantando Escolhas também lá estar :)


Feliz Natal!

Rita TapadinhasComentário