O que ganhamos ao reciclar?

Porque é que a reciclagem é importante? Será que apenas podemos reciclar através dos ecopontos, ou há outras formas de o fazermos? Quais são os erros mais comuns e que problemas podem causar?


Ver o episódio no Youtube:


No novo episódio do podcast Plantando Escolhas, falamos sobre a importância da reciclagem na redução da necessidade de extração de matérias-primas, no uso de água e energia, e na produção de lixo. Também falamos sobre o wishcycling e de várias dicas para reciclar mesmo o que não pode ir para o ecoponto.

Aqui vai um resumo, e abaixo podem encontrar os links para ouvir o podcast nas principais plataformas.

O que é a reciclagem?

Se formos procurar a definição de reciclagem, segundo a Infopedia da Porto Editora, vemos que é “o “tratamento de resíduos ou materiais usados, de forma a poderem ser reutilizados ou transformados em novas matérias-primas e novos produtos”

Claro que isto é uma forma muito simplista de descrever a reciclagem, porque existem materiais que não são infinitamente recicláveis, ou seja, que têm um limite de vezes em que podem ser re-introduzidos nos processos de reciclagem.

Enquanto que o vidro e muitos metais, por exemplo, são infinitamente recicláveis, o plástico e o papel não podem ser continuamente reciclados: chega a um ponto em que já não têm a qualidade necessária para poderem criar novos objetos.

Quais são as vantagens ambientais?

Com a reciclagem conseguimos manter matérias que já foram extraídas, como todo o impacto associado, em utilização, em vez de termos de estar constantemente a extrair mais. Para além disso, reduzimos a quantidade de desperdício (ou lixo) gerada.

Mas atenção, porque devemos sempre começar por reduzir e reutilizar: o próprio processo de reciclagem requer recursos e emissões!


Não sei onde entregar um objeto para reciclagem. Onde posso procurar informação?

Embora o vidro das embalagens, o papel e o cartão e as embalagens de plástico e metal possam ser colocadas nos ecopontos, há muitas outras coisas que podemos entregar para reciclagem através de outros meios. Quanto estiverem na dúvida, podem procurar na WasteApp ou no site ondereciclar.pt.

Sabiam, por exemplo, que os chinelos de praia, as rolhas de cortiça ou os guarda-chuvas podem ser entregues para reciclagem? Ou que devemos mesmo, mesmo, reciclar o óleo alimentar, as pilhas ou os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos? Nos dois sites acima há informação sobre encaminhar estes resíduos e muitos outros.


Oiçam mais sobre este tema no episódio. Espero que gostem! Qualquer sugestão ou feedback, falem comigo :)


Ouvir o episódio:

Se ouvem podcasts noutra plataforma, procurem por lá, que é possível que o Plantando Escolhas também lá esteja :)


Esta temporada é apoiada pelo Lidl, que aplica muitas práticas para a sustentabilidade social e ambiental, e das quais vos vou falando ao longo dos episódios. Neste, falamos sobre a iniciativa REset Plastic, através da qual o Lidl pretende reduzir o consumo de plástico, aumentar a incorporação de material reciclado nas embalagens de marca própria e tornar as embalagens mais recicláveis.

Rita TapadinhasComentário