Será que existe um Planeta B?

Por vezes, fala-se na exploração espacial como uma forma de encontrarmos um novo local para os humanos migrarem e sobreviverem, após as alterações climáticas inviabilizarem a nossa vida na Terra. Esta visão pressupõe que existe, então, um local viável para migrarmos e que, afinal, não é assim tão grave não fazermos nada sério contra as alterações climáticas - afinal, pode existir um Planeta B. Mas será isto assim tão simples?


Os humanos começaram a explorar o espaço em 1957 e, neste momento, até já existe turismo espacial, apesar do seu impacte ambiental e de todas as formas de turismo dentro do planeta Terra.

Por vezes, fala-se na possibilidade da exploração espacial nos ajudar a encontrar forma de migrar a população humana para outro planeta... depois de arruinarmos as nossas hipóteses de sobrevivência na Terra devido às alterações climáticas. Mas é esta uma ideia viável para nós e para as próximas gerações, que já iremos sofrer com as alterações climáticas?

Vamos a uma visão (muito simplista) do assunto.

Podemos pensar em 2 opções para migrar a humanidade para outro planeta:

1. Ir para um planeta semelhante à Terra: o que implica que temos de o encontrar e lá chegar;

2. Migrar para um local diferente: o que implica que provavelmente teríamos de viver em contentores estanque.

Para migrarmos para um planeta semelhante à Terra, é necessário...

1. ... que esse planeta seja realmente semelhante à Terra e capaz de suportar vida

Apesar de se investigar e procurar planetas semelhantes à Terra, ainda não é possível garantir que têm mesmo condições propícias à vida.

2. ... que consigamos viajar até lá

O exoplaneta mais próximo, com condições que podem permitir a existência de água, mas que se acredita ter uma atmosfera e clima diferentes da Terra, chama-se Proxima Centauri b, e está a 4,2 anos-luz de distância. A nave espacial mais rápida do mundo, atualmente, iria demorar 7 mil anos a lá chegar. A própria NASA diz que "Não haverá pessoas a ir a um exoplaneta tão cedo", "talvez um robot, mas esse dia também ainda está muito longe", porque "temos de aprender a viajar muito mais rápido e longe". A NASA diz ainda que "manter os humanos vivos nessa viagem é provavelmente o maior desafio".

3. …que consigamos manter a nossa vida e saúde nesse planeta

Nesse novo planeta, teríamos de criar a infraestrutura necessária para produzir alimento, garantir abrigo e ter cuidados de saúde para todos (para dar só alguns exemplos).

4. ... entre outros.

Se migrarmos para um local diferente…

… poderíamos migrar, por exemplo, para Marte, ou andar em órbita à volta da Terra numa estação espacial, o que significaria que teríamos de viver confinados a fatos ou contentores estanque, para podermos sobreviver às condições inóspitas desses locais. Isso implicaria um grande investimento e dispêndio de energia, desenvolvimento de tecnologias para garantir a manutenção das condições artificiais necessárias à vida, à saúde e à produção alimentar (em escala para suportar a população mundial), assim como desafios ao nível da nossa saúde física e mental, por exemplo.

O Planeta Terra é, para já, o único local acessível que nos dá condições para sobreviver e viver de forma saudável

A exploração espacial pode ser importante, mas não é provável que nos permita migrar para outro planeta nos próximos tempos. Ao mesmo tempo, já estamos a (e iremos cada vez mais) sofrer com as alterações climáticas. A nossa única forma de sobreviver é mesmo cuidar deste planeta. Não há Planeta B.


Ver no Instagram


Fontes:

Berners-Lee, M. (2021). There is No Planet B. Cambridge University Press

Guiness World Records. (2021). Fastest spacecraft speed

NASA Exoplanets Exploration. The Search for Life

NASA (2017). Humans to Mars

NASA (2021). NASA is Recruiting for Yearlong Simulated Mars Mission

National Geographic. The History of Space Exploration

The New York Times (2022). How Space Tourism is Skyrocketing

Rita TapadinhasComentário